segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Lula lança projeto piloto de turismo em favela pacificada do RJ

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta segunda-feira (30), no morro Dona Marta, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, o projeto-piloto Rio Top Tour, resultado de um convênio assinado entre o Ministério do Turismo e a Secretaria de Estado de Turismo e Lazer.

Durante o evento, Lula disse que a polícia precisa aprender a conviver com as comunidades, em vez de subir o morro de vez em quando para 'dar tiros'. Ele elogiou o governo do Rio e o fato de o morro Dona Marta "não ter mais violência".

"Polícia tem que vir e aprender a conviver com a comunidade. Não é para subir dar uns tiros e ir embora. O que o governo do Rio de Janeiro está fazendo é fazer com que a polícia conviva com a comunidade", disse.

Ao chegar ao alto do morro Dona Marta, o presidente visitou a primeira Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio de Janeiro. Em seguida, ele desceu de teleférico até a quadra da escola de samba da comunidade, onde fez o lançamento do projeto, acompanhado do ministro do Turismo, Luiz Barretto, e do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB).

O presidente convidou alguns moradores para subir ao palco, entre eles a doméstica Maria do Carmo Oliveira, de 86 anos. "Não tenho mais família, mas me considero uma pessoa de sorte por ter conhecido de perto o presidente. Só de ter alisado o peito do presidente valeu mais que tudo isso", disse.

Rio Top Tour

A ideia do projeto lançado nesta tarde, segundo informações do Ministério do Turismo, é aproveitar o potencial turístico do local através da inclusão dos próprios moradores. O investimento na primeira fase do projeto será de R$ 230 mil, sendo R$ 184 mil do ministério e o restante do governo do estado.
O programa prevê a instalação de sinalização bilíngue e a divulgação turística da comunidade. Moradores foram treinados e capacitados para trabalhar como guias na favela, que já recebeu celebridades americanas como o cantor Michael Jackson e a cantora Beyoncé. Uma série de eventos culturais estão programados para acontecer a partir de outubro, no morro Dona Marta, como festival de jazz, desfiles de moda e festival de funk e grafite.

Também está previsto um programa de microcrédito para os membros da comunidade. Segundo Lula, os recursos para financiamento vão estimular os moradores a abrirem negócios próprios. O ministro do Turismo afirmou que quer voltar ao morro para comer "pastel e tomar chope". Já o pesidente disse que pastel é "coisa de paulista" e afirmou esperar comer "feijoada" na comunidade.

FONTE: G1RJ