segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Festival promoveu aproximação dos brasileiros com raízes negras

No Rio de Janeiro, o festival Back to Black durou três dias e celebrou as influências africanas. Personalidades debateram em conferências um caminho mais curto para igualdade.

Terminou ontem no rio a segunda edição do festival que procura aproximar os brasileiros das raízes negras.

O festival Back to Black que durou três dias celebrou as influências que vieram do outro lado do Atlântico e marcam a nossa cultura.

No saguão da Estação Leopoldina, no centro do Rio de Janeiro, o colorido das fotografias de Walter Firmo, contrastam com retratos comoventes do Africano Malick Sidibé.

“É uma cultura que as pessoas têm que começar a assimilar, porque é muito importante conhecer um pouquinho de cada cultura”, comenta um participante do evento.

Personalidades como o cineasta Cacá Diegues e o escritor angolano José Eduardo Agualusa debateram em conferências, um caminho mais curto para igualdade.

Mas talvez a música seja a mistura mais bem sucedida. Nesta edição do Back to Black os brasileiros optaram pelo blues como o estilo musical principal que surgiu na África e que foi eternizado por músicos Norte-americanos.

“Música sempre se enriquece de misturas. O puro tem seu valor, é bacana, é importante preservar, mas a mistura sempre vai ficar mais curiosa”, comenta o músico Roberto Frejat.

FONTE: BOM DIA BRASIL - Edição do dia 30/08/2010