domingo, 19 de setembro de 2010

Indicação ao Oscar 2011

 Ministério da Cultura divulga o filme escolhido no dia 23



O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, vai anunciar na próxima quinta-feira, 23 de setembro, a partir das 12h, o nome do filme escolhido para representar o Brasil na disputa por uma indicação ao Prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira na 83ª Premiação Anual promovida pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences - Oscar 2011.
O anúncio será feito pelo secretário do Audiovisual, Newton Cannito, durante entrevista coletiva à imprensa, logo após a decisão da Comissão Especial de Seleção, que estará reunida desde às 10h, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.
Em uma iniciativa inédita, o Ministério da Cultura abriu enquete em seu site oficial, onde os internautas podem votar em um dos 23 filmes que se inscreveram para participar da seleção. O objetivo é estimular o público a assistir a produção nacional de cinema e apontar seu filme favorito. Também faz parte da estratégia de democratização da escolha do filme, a inclusão de representantes da sociedade civil organizada, por meio da Academia Brasileira de Cinema, na Comissão de Seleção.
Os filmes que se inscreveram para tentar uma vaga em um dos prêmios mais cobiçados da sétima arte foram: As Melhores Coisas do Mundo, A Suprema Felicidade, Antes que o mundo acabe, Bróder, Carregadoras de Sonhos, Cabeça a Prêmio, Cinco Vezes Favela - Agora Por Nós Mesmos, Chico Xavier, É Proibido Fumar, Em Teu Nome, Hotel Atlântico, Lula - o Filho do Brasil, Nosso Lar, Olhos Azuis, Ouro Negro, O Bem Amado, O Grão, Os Inquilinos, Os Famosos e os Duendes da Morte, Quincas Berro D’água, Reflexões de um Liquidificador, Sonhos Roubados e Utopia e Barbárie.
A Comissão de Seleção é composta por membros indicados pelo Gabinete do Ministério da Cultura (MinC), pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), pela Agência Nacional de Cinema do Brasil (Ancine) e representantes da Academia Brasileira de Cinema (CBC). A banca será composta por Cássio Henrique Starling Carlos, Clélia Bessa, Elisa Tolomelli, Frederico Hermann Barbosa Maia, Jean Claude Bernardet, Leon Kakoff, Márcia Lellis de Souza Amaral, Mariza Leão Salles de Rezende e Roberto Farias.
O filme nacional escolhido concorrerá com produções de mais de 95 países à indicação final. Os cinco filmes selecionados para concorrer ao Prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira serão anunciados em 25 de janeiro do próximo ano. A cerimônia de premiação será realizada no dia 27 de fevereiro de 2011.
Informações: (61) 2024-2265 audiovisual@cultura.gov.br e (11) 3088- 4252 fernanda@fernandathompson.com.br